sábado, 16 de abril de 2011

A pesquisa como eixo de formação docente


Como bem salientado no texto por Esteban e Zaccur, a pesquisa até pouco tempo era sinônimo, de grandes cientistas em laboratórios investigando, sabendo da complexidade que é a escola, o professor cada vez mais busca soluções para tais problemáticas presentes no cotidiano escolar. Atualmente neste campo provocativo, encontra-se na educação estão, o profissional, ou professor do ensino básico nos fazendo questionar sobre esta idéia da universidade como único campo de conhecimento.
Há nesta modalidade de educação, diversos conhecimentos que são produzidos por pesquisadores acadêmicos, e talvez na tentativa de um melhor resultado sejam levados por estes docentes da educação básica para sala. Todavia como trazido nas discussões destas autoras, o profissional da educação deverá construir sua própria pratica a partir de bases vivenciadas em seu cotidiano.
Contudo, a realidade que se encontra sob pensamento do sistema capitalista é que a educação segue ancorada a tais princípios, dificultando a superação da dicotômica relação entre o pensar e o fazer, dessa forma, seguindo a este modelo onde uns fazem e outros que aplicam, os métodos pedagógicos são refletidos na educação que acaba mascarando por sua vez, a exclusão e a não formação de sujeitos críticos e autônomos.
Por isso a necessidade cada vez mais da formação de professores - pesquisadores, para tanto, a pesquisa levantada e aprofundada ao campo teórico se faz relevante, pela complexidade e assim necessidades que surge na realidade do espaço de educação.
Neste sentido, a precisão da pesquisa ao currículo nos cursos de formação de professores. Não deixando de enfatizar a relevância da relação dialética e dialógica que evidencia a construção do conhecimento mutuo.
O estágio como também um momento de pesquisa para a formação acadêmica, é de extrema relevância, por proporcionar a relação da aprendizagem teórica sobre a prática, e assim a ação – reflexão - ação, onde há a inquietação e assim a ressignificação sobre a prática docente.
Dessa forma, relevante enfatizar, o papel do professor que deverá assumir como um constante pesquisador, diante da complexidade do sistema educacional, permitindo a postura reflexiva tão importante para este contexto que se faz de tamanha responsabilidade, ou ao menos que deveria assumir, para que então o processo de ensino e aprendizado se constitua de forma significativa para todos envolvidos.

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