Compreendemos que o momento do estágio é algo indispensável a qualquer profissional, dessa forma penso que a prática se torna a melhor maneira de compreender como se dá o processo de desenvolvimento em especifico na área de educação, á aprendizagem dos alunos. A prática dentre vários pontos positivos nos possibilita uma melhor visão sobre os desafios ou impasses tão presentes no cotidiano escolar, proporcionando assim a desconstrução e construção juntamente sobre os saberes adquiridos ao campo acadêmico, para uma prática mais condizente sobre a realidade. Como bem ressalta Freire (1998, p. 25) “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Dessa forma considero que as necessidades presentes no cotidiano escolar é o que deverão melhor guiar o planejamento docente.
As relações são múltiplas na sala de aula, os alunos e suas atitudes são bastante complexas, frente a isto, não podemos deixar de considerar que certas atitudes que muitas vezes condenamos quando em observação aos regentes da área de educação, certamente quando em prática veremos que nem sempre poderemos desconsiderar. A reflexão deverá ser constante frente a esta realidade encontrada em sala.
Pela prática de estágio, compreendi ainda mais, a princípio ao ensino infantil, que a sala de aula aos “pequenos aprendizes” deverá antes de tudo ser um ambiente acolhedor, pois o aluno indisciplinado, fator que observamos muito no estágio, é muitas vezes reflexo do ambiente familiar, dessa forma, o professor poderá assumir, quando possível, a tarefa de proporcionar momentos de ludicidade e assim desenvolvimento da aprendizagem de forma mais prazerosa e assim eficaz, pois como mediadores do conhecimento, é relevante considerar que no cotidiano escolar a relação de afetividade “é o motor propulsor do ato educativo,” vez que implica o acolhimento, a sensibilidade e a atenção diante as necessidades tão presentes ao ambiente. Neste sentido, Abreu (2001, p. 19) afirma que, “a atuação do professor que busca apoiar efetivamente seus alunos exige uma atitude de acolhimento, tanto nos aspectos didáticos quanto nos de relação interpessoal”.
O estágio do ensino fundamental ocorreu num período de quatro semanas, contemplando a cada semana os valores: obediência, amizade, amor e paz respectivamente. A este estágio, pude perceber fatores que podem por vezes atrapalhar a aprendizagem dos alunos, aqui ressalto novamente a indisciplina tão percebida e vivenciada a alguns colegas de estágio. Percebemos a heterogeneidade que cada sala pode apresentar e o quanto ela é complexa.
Por esta complexidade é que ressalto ainda mais que “não haverá receita pronta” capaz de assumir as necessidades originadas ao ambiente, pois poderemos ao contrário ser passiveis e contribuir as lacunas ou falhas já tão presentes ao sistema educacional. Reconheço, por vez, a necessidade do planejamento diário das atividades a serem desenvolvidas que por vez deverá atender as reais necessidades dos sujeitos no processo, contemplando o respeito sobre a realidade ao nível de conhecimento dos alunos, fator de relevância a prática educativa.
Neste sentido, Libânio (1994) ao falar da importância do planejamento afirma que este é um processo que visa articular o trabalho da escola com a realidade social, sendo assim,
É uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade (1994, p. 222).
Diante a dinâmica que se apresenta o estágio, é válido considerar, que estamos sempre em processo de formação, e pensar que iríamos para o estágio ou já sairíamos prontos para a profissão, é pensar de forma errônea, dessa maneira, reflito o estágio como uma das diversas etapas fundamentais que poderá nos conduzir à construção da identidade pedagógica.
Frente a este processo tão importante a minha formação acadêmica, agradeço em especial ao momento do estágio, a minhas colegas Leila de Almicê, Gabriela Moraes, a minha amiga Geisa Gomes, as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para este processo formativo, não esquecendo da nossa professora orientadora Socorro Cabral, vez que nos possibilitou também encontros de reflexão para a construção de um projeto tão válido frente às necessidades atuais da nossa sociedade.
Oi Fernanda,
ResponderExcluirVocê traz na sua postagem algumas reflexões sobre o período do estágio, destacando a questão da complexidade e a importância do planejamento. Senti falta de reflexões a cerca da gestão da classe, os dilemas e a aprendizagem inicial da docência, juntamente com reflexões teóricas.